Colégio Ágora dá andamento na criação do Jornal Escolar

O jornal escolar já vem sendo pensado e estudado desde  o ano de 2017.  Neste ano de 2018, já com o projeto escrito e estruturado, vamos dar início à nossa primeira edição, prevista para o dia 02/07/2018.

O projeto iniciou-se a partir de algumas conversas entre a Bibliotecária Diany Lopes e a Coordenadora da Biblioteca Thaís Cortes. Observamos que os alunos, no geral gostam de ler e frequentam o espaço da biblioteca. Entretanto, para motivá-los a se dedicarem cada vez mais ao hábito da leitura e da escrita e também trabalhar diversos gêneros textuais, apresentamos a proposta do "Jornal Escolar" como instrumento de aprendizagem.

O jornal é considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação, e pode ser utilizado entre alunos e professores, escola e sociedade. Informar os leitores de assuntos que fazem parte de seu contexto certamente despertará curiosidade e interesse. Dessa forma, o "Jornal Escolar" se torna um importante instrumento de incentivo à leitura e escrita.

Nosso objetivo principal é utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem que propicia uma leitura de mundo, onde o aluno se coloca como agente do processo e principalmente como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive.

O projeto pretende envolver diretamente os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, com a participação das outras turmas e equipe escolar.

Iniciamos nosso jornal no dia 19/04/2018 com uma Formação ministrada pela professora do Ensino Fundamental II e Médio, Cristiane Navais Alves. Foi conversado com os alunos do 4º e 5º ano sobre a estrutura de um jornal, como ele se desenvolve e o comprometimento que os envolvidos, desde a edição à impressão do jornal devem ter.

Suas edições acontecerão ao fim de cada semestre. Sendo assim, teremos duas edições por ano. A cada edição um grupo diferente de alunos irá participar.

O jornal abordará temas como: dicas de livros; crônicas, charges e artigos de opinião; entrevistas com alunos, professores, diretor, coordenador ou pais; últimos acontecimentos da escola; trabalhar com variedade de gêneros literários; galeria de fotos; cruzadinha ou charada; receita; entre outros.

Alguns pais estão apoiando o nosso projeto em forma de patrocínio. Esse nos ajudará a levantar fundos para o nosso jornal e em contrapartida terão um espaço para divulgar o comércio, logomarca ou produto de trabalho. Estamos abertos a novos patrocinadores: quem tiver interesse procure a Biblioteca do Colégio Ágora ou entre em contato com alguns de nossos canais de atendimento.