Quem somos nós?

A educação ministrada pelo Colégio Ágora abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana e no trabalho em suas etapas do Ensino Fundamental I (1º AO 5º ANO), Ensino fundamental II (6º AO 9º ANO) e Ensino Médio.

A finalidade da educação realizada na instituição, baseia-se na inspiração dos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana e visa o pleno desenvolvimento da pessoa e o seu preparo para o exercício da cidadania.

Uma das características marcantes do ÁGORA está presente em sua proposta pedagógica que é inspirada na concepção socio-interacionista.  Acreditamos que o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem se dão por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente, trocando experiências, ideias e gerando novos conhecimentos. Essa concepção surgiu da ênfase no social. Os estudos de Vygotsky sobre o aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói”. Ao acreditar nessa proposta e aplicá-la em seu dia a dia, o Colégio Ágora busca desenvolver em seus alunos os aspectos sociais, culturais, cógnito e afetivo.

O currículo da instituição é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive. O Ensino fundamental I possui em sua grade curricular: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Literatura, Artes, Filosofia, Educação Física e Informática. O Ensino Fundamental II: Português, Redação, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Filosofia, Educação Física. Já o Ensino Médio possui em sua grade curricular as disciplinas: Português, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Redação, Literatura, Filosofia e Sociologia.

O Colégio Ágora busca a cada dia um ensino de qualidade atual e inovador.