Proposta Pedagógica

Em relação à proposta de ensino, adotamos no Colégio Ágora a concepção sócio-interacionista[1], que estimula o desenvolvimento cognitivo e uma aprendizagem que ocorre através da interação social, onde, no mínimo duas pessoas estão envolvidas ativamente no processo formativo educativo, trocando experiências, ideias e gerando novos conhecimentos, o que condiz com nosso valor de trabalho de equipe, por exemplo.

Conforme preconiza nossa missão educacional, o Colégio Ágora apresenta uma proposta flexível de desenvolvimento da pessoa em dimensões humanas por nós consideradas fundamentais, sendo elas: Consciência de si, Relacionamento com o outro e Transcendência. Tais dimensões são, na realidade, fatores que interagem a se integram num todo.

Não pretendemos definir um padrão para a formação do indivíduo. Desejamos, porém, criar nele, em meio à mutabilidade e ao relativismo, característicos do processo vital, pontos de referência e valores fundamentados na sua experiência pessoal.

Nessa perspectiva, a prática do Colégio Ágora fundamenta-se no pressuposto de que a escola deve oferecer à criança e ao jovem as condições básicas para novas experiências de vida, proporcionando-lhe um acréscimo saudável de sua personalidade e crescimento nos aspectos biológicos, psicológicos e emocionais.

Acreditamos na educação como ação coletiva que proporciona vivências para aquisição de valores fundamentais que formam pessoas e preparam para a vida, com autonomia para fazer suas escolhas e traçar seu planejamento de vida, seja ela pessoal ou profissional.

A integração, observada a partir da parceria entre a escola e a família também se torna relevante, uma vez que une esforços e valores e visa o desenvolvimento integral e harmonioso do educando para que haja:

• Vitalidade que propicia renovação constante em busca da qualidade.
  • A sensibilidade que percebe os mais delicados sentimentos.
  • A ternura que acolhe amorosamente a todas as pessoas.
  • A sabedoria que revela o caminho da verdade.
  • A firmeza que rejeita o que é contra a vida.
  • Para torná-los pessoas independentes e livres, capazes de ouvir a voz da vida e com ela aprender o segredo de aprender.

Ainda que seja mínimo o tempo de permanência de uma pessoa entre nós, queremos que ela, conosco, aprenda:

• a necessidade de questionamento;
  • a alegria da descoberta;
  • o valor da crítica consequente;
  • a coragem de denúncia;
  • o poder de ação.

Nesse sentido, os indivíduos que desfrutarem de nossa filosofia de trabalho terão condições de construir uma personalidade livre de preconceitos e que evite as condutas egoístas/mesquinhas, para atuar na sociedade desfrutando de sua liberdade, de modo a contribuir para a justiça e a solidariedade durante sua participação, tanto do meio acadêmico como social.

Para nós, o crescimento é o valor que fundamenta a educação, e esse valor fundamental será trabalhado em três dimensões.

1 – CONSCIÊNCIA DE SI: é o ponto de partida para o crescimento global de pessoa. Nasce no momento em que a pessoa aceita sua condição humana – sem medo, e se torna consciente de que é a responsável maior pelo seu próprio crescimento. A consciência de si deve ser aprimorada em três níveis, simultaneamente: no nível físico, no nível emocional e no nível intelectual.

2 – RELACIONAMENTO COM O OUTRO: A segunda dimensão – O relacionamento com o outro – é a determinante do processo pelo qual as pessoas se ajudam a crescer. Dentro dessa dimensão, nos propomos a criar condições para que os discentes:

• Percebam a importância do relacionamento como fator de crescimento;
  • Desenvolvam formas efetivas de comunicação, expressando e discutindo com clareza processos e resultados de sua própria experiência;
  • Admitam que os outros tenham e expressam ideias e valores diferentes;
  • Sejam flexíveis, considerando as controvérsias como oportunidade de desenvolvimento;
  • Percebam a sua responsabilidade social, compreendendo que suas ações individuais refletem nos outros;
  • Compreendam a importância do conhecimento como: fator de crescimento emocional e intelectual do ser humano; elemento que contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade; percepção do outro como pessoa em desenvolvimento.

3 - TRANSCENDÊNCIA: origem e meta do processo educacional, traduz-se na compreensão profunda da essência da vida. Nesse sentido queremos proporcionar à pessoa experiências que favoreçam:

• A compreensão do ser vivo como único e integrante de um todo.
  • O encontro da pessoa com a sua razão de ser com a razão de ser ilimitado.

[1] Vygotsky.