A importância da realização dos Simulados durante o Ensino Médio

Vamos entender a importâncias da realização de simulados e conhecer um pouco da historia de alguns dos ex-alunos do nosso colégio.

A importância da realização dos Simulados durante o Ensino Médio

Falar sobre Simulados com estudantes do Ensino Médio é algo desconfortável na maioria das vezes. É difícil para um adolescente compreender a relevância da organização do tempo e do acompanhamento de suas deficiências e potencialidades através de uma prova extensa e desgastante.

Estas avaliações estão intimamente ligadas ao projeto de vida de cada aluno, pois permitem a projeção de seus objetivos diante do processo seletivo. Mas o que isso significa? Em outras palavras, ao vivenciar uma simulação de vestibular, o estudante poderá perceber as disciplinas que encontra maior facilidade e dificuldade, permitindo-o, após a saída dos resultados, organizar melhor a sua rotina de estudo. Assim sendo, um Simulado é a construção de um alicerce para a boa realização do vestibular.

Por outro lado, é importante considerar que esse modelo avaliativo exige o desenvolvimento de outras habilidades socioemocionais fundamentais no ambiente interno e externo à escola. A organização do tempo, por exemplo, é fundamental para qualquer processo seletivo. O mesmo se aplica ao gerenciamento das emoções, desafio presente em qualquer etapa da vida. Ao reduzir o impacto da insegurança, nervosismo e ansiedade o candidato amplia suas chances de sucesso. Mas como alcançar todos esses objetivos?

Primeiramente, é fundamental compreender a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia usada para correção do ENEM. De forma resumida, a TRI atribui pesos diferentes de acordo com a dificuldade das questões acertadas. Assim, quanto mais questões fáceis um estudante acerta, mais coerência possui a sua prova e, consequentemente, sua nota será maior. Através da TRI e da coerência pedagógica, o ENEM dispõe estudantes e habilidades numa escala equitativa, de tal modo que, é possível conhecer o domínio do participante diante da habilidade exigida num certo item. Assim, o ENEM mensura qualitativamente o saber do estudante.

Fonte: TRI - Teoria de Resposta ao Item: o Guia Definitivo para o ENEM | par (somospar.com.br). Acesso em 15 mar. 2021.

Sabendo disso, a preparação para o vestibular deve incluir um plano de estudos que conta com uma rotina organizada e a realização de simulados que demonstram quais habilidades precisam de maior cuidado. Ao destrinchar o ENEM dessa maneira, a complexidade deste exame é reduzida, pois o aluno pode voltar-se exclusivamente para os aspectos que demandam maior atenção, ao invés de estudar extensivamente para vários conteúdos. Por exemplo, nas Ciências Humanas, a competência 1 averigua aspectos culturais e identitários exigindo do aluno a interpretação de fenômenos históricos e geográficos relacionados a um povo. Não é necessário que o estudante saiba todas as competências e suas respectivas habilidades, contudo, ele precisa perceber que alguns itens são mais simples e não devem ser errados. O caminho para reduzir a chance de erro é o treino.

Para que esse treino seja eficaz, a escolha por um simulado deve seguir a proposta pedagógica da banca almejada pela escola. No caso do Colégio Ágora, o foco é a avaliação do ENEM, formulada pela banca do INEP – o principal vestibular do país. Portanto, a técnica de correção utilizada nos simulados escolhidos pela instituição é aquela que usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A saber, uma competência é tudo aquilo que o aluno usa para alcançar o seu conhecimento com objetivo de resolver um dado problema. Já as habilidades envolvem a concretização de uma ação, como, por exemplo, uma operação matemática. A seguir, veja a similaridade entre uma questão do ENEM 2021 e outra do Simulado SOMOS ENEM, aplicado em abril de 2021.

Questão do ENEM

• Competência: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
  • Habilidade: H15– Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Questão Simulado SOMOS ENEM (abril 2021)

A participação nos simulados contribui para uma leitura crítica dos resultados, demonstrando os pontos falhos que precisam ser corrigidos antes do vestibular. As estratégias adquiridas facilitam o amadurecimento do estudante, reduzindo os problemas com ansiedade e outros desafios socioemocionais.

Por fim, essas avaliações aclimatam os estudantes na atmosfera dos vestibulares. Em outras palavras, um simulado não é apenas uma prova objetiva aplicada num dia específico, mas sim, um emaranhado de elementos que se dedica ao alcance dos melhores resultados.