Como está sendo a formação dos nossos alunos em ensino remoto?

Prestar uma educação de excelência, com caráter humanizado e focada na formação das próximas gerações é o compromisso assumido pelo Colégio Ágora.

Como está sendo a formação dos nossos alunos em ensino remoto?

O cenário da pandemia surpreendeu a todos. Na área educacional, não esperávamos ver todas as escolas fechadas em função de um problema mundial na saúde. Uma instituição que cuida diariamente de inúmeras crianças e jovens, responsável pelo aprendizado, criação de vínculos e pela formação das próximas gerações se viu obrigada a encerrar suas atividades diante de uma série de incertezas.

A Equipe do Colégio Ágora, cuja principal característica é a união entre o ensino de excelência e o tratamento humanizado de seus estudantes, deparou-se com um grande dilema: Como levar o “nosso jeito” de fazer educação até as casas dos nossos alunos? Algo já era certo, possuíamos recursos para realização da modalidade híbrida de ensino, prática que já era comum entre nossos docentes. Porém, isso não era o suficiente, ambicionávamos mais, afinal, somos uma escola que se reinventa diariamente.

Após diversas reuniões, conversas entre Coordenadores, Professores, Administração e a busca contínua de informações, notamos que os recursos técnicos e a legislação não eram nossos problemas, o que precisávamos era ampliar o envolvimento com os nossos alunos, suas famílias e entre aqueles que são responsáveis por todos esses anos de Colégio Ágora. Demos o ponta pé inicial em Viçosa e decidimos que seríamos um alicerce para nossos alunos nesse novo desafio.

Há todo instante, as preocupações com a redução do cansaço, estresse e monotonia foram pautadas como sendo o pivô das aulas. Levando em conta essa possibilidade, foram implementadas aulas de expressão corporal com desafios de dança, equilíbrio e alongamento. Já nas aulas de ciências exatas, empreendemos a sala de aula invertida, que inverte o ciclo de aquisição dos conteúdos e sua aplicação, de tal forma que o contato com os conteúdos ocorre antes das aulas ao vivo, que fica reservado para retirada de dúvidas com o professor. Nas ciências humanas, os alunos tiveram a oportunidade de criar podcasts que foram disponibilizados no Spotify e criaram sua própria rádio novela,

Investimos também em equipamentos para gravação de vídeo aulas com nossos próprios professores. Acreditamos que a qualidade do som e vídeo facilitam o aprendizado e nos aproximam dos estudantes. Através dessa estratégia, conseguimos alternar os tipos de aula, entre teóricas, práticas, com exercícios e tarefas para serem feitas pelos alunos ou com o auxílio do professor, estimulando a autonomia, organização e a gestão do tempo. Essa mudança também contemplou as formas de avaliação. Através dos recursos da Plataforma Digital de Aprendizado, elas se tornaram mais dinâmicas, mas sem perder o foco no acompanhamento e dificuldades vividas na nova conjuntura.

A descontração nas aulas também se manteve e os nossos professores reservam momentos para ouvir os estudantes, saber os seus medos e aflições e trazer falas de companheirismo. Também aproveitam para compartilhar parte de suas experiências e conselhos. Em algumas situações, demonstram a fofura dos bichinhos de estimação. É importante ressaltar essas práticas, pois elas cumprem um papel importante na humanização do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, a sala de aula não deve ser resumida apenas aos conteúdos, mas também nas interações entre alunos e professores sobre distintos assuntos.

Por outro lado, nossa equipe também se dedica a auxiliar os pais no uso dos recursos on-line. O suporte técnico, coordenadores e professores mantém uma comunicação intensa com os pais, seja por meio de avisos via sistema, whatsapp e troca de e-mails. Orientar as famílias é uma maneira de demonstrar que a nossa dedicação não está restrita apenas às aulas, mas também a coleta de feedbacks para melhoria do ensino oferecido.

São muitas ações realizadas, sabemos que esses são alguns dos passos tomados por nós nessa longa trajetória. Contudo, não medimos esforços para atender da melhor forma possível nossos estudantes e levar a excelência do ensino do Colégio Ágora para casa de cada um. Acreditamos em nosso compromisso com a educação e com a formação de sujeitos engajados com a melhoria da sociedade. Estamos vivendo um momento difícil, mas acreditamos que, em breve, tudo ficará bem.

Última atualização: 02 - julho - 2020 21:04