Ágora News 2021: o telejornal online da turma do 3º Ano do Ensino Fundamental

O telejornal que potencializa a oralidade e a criatividade aplicadas no gênero textual ‘notícia’.

Ágora News 2021: o telejornal online da turma do 3º Ano do Ensino Fundamental

A partir de uma atividade do material didático, as professoras Diany Lopes e Thais Cortes implementaram, juntamente com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental, o Telejornal Ágora News. Os conteúdos criados são voltados para crianças e adolescentes e trazem temas relacionados à pandemia, esporte, alimentação, desmatamento, curiosidades sobre artistas e entretenimento. Os alunos e alunas foram os protagonistas para escolha dos eixos abordados, bem como na produção das notícias e gravação dos vídeos. Com isso, a abordagem sobre o gênero textual notícia, e a oralidade, tornam-se mais lúdicos, assegurando a aprendizagem de forma efetiva.

O jornal é uma tradição do Colégio Ágora, sendo realizado no formato impresso. Este ano, devido a pandemia do Corona Vírus, exploramos a tecnologia para dar continuidade ao projeto que traz muitos benefícios. O trabalho com telejornal possibilita aos alunos um maior contato com as mídias, desenvolve a oralidade, possibilita situações de leitura e escrita e explora o gênero textual notícia de forma diferenciada e estimulante.

No dia 26 de setembro, a jornalista Vanessa Coutinho participou de uma roda de conversa on-line com os estudantes. Esse encontro possibilitou que os estudantes pudessem conhecer um pouco mais sobre essa profissão. Aproveitaram também para compreender como é processo de produção de um telejornal, recebendo dicas para produção dos vídeos, postura diante das câmeras e exercícios para melhorar a dicção.

Construir um telejornal online parecia ser um enorme desafio, entretanto, com empenho e dedicação de toda equipe, e empolgação dos alunos, as ideias foram surgindo e o resultado final foi extremamente gratificante. Assista abaixo: